sexta-feira, 12 de junho de 2015

Visita a Óbidos, vila literária

Decorreu no passado dia 9 a visita a Óbidos-Vila Literária dos alunos premiados ao longo do ano, no concurso Enigma do Mês. Este concurso insere-se nas atividades do Projeto de Escolas ALer+ que o Agrupamento integra desde novembro de 2014 e contou com a colaboração da Câmara Municipal de Espinho e das Associações de Pais do Agrupamento.
Além de terem visitado a vila que foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, estes alunos também participaram numa oficina de leitura na Livraria "O Bicho do Conto", dinamizada pela ilustradora Mafalda Milhões.
 Foi um dia de aprendizagem, de aventura e de convívio muito divertido.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Concurso de Educação Literária "Eu li, eu sei!" - Vencedores do 4º ano

Decorreu no dia 2 de junho o Concurso de Educação Literária "Eu li, eu sei!" para o 4º ano da EB de Anta. A obra em concurso foi "A mais bela flor do mundo", de José Saramago. As alunas vencedoras foram:

Bárbara Amorim e Catarina Borges, da turma B.

Parabéns a todos os alunos participantes , em especial às vencedoras.


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia Mundial da Criança na Biblioteca

Hoje tivemos a visita dos meninos da sala da educadora Ana Correia que vieram ouvir a história Dom Leão e Dona Catatua em teatro de sombras.
A atividade foi dinamizada pela professora Leila, pelos assistentes operacionais da Unidade de multidificiência, Sr. Manuel, D. Paula e D. Vera e pela professora bibliotecária.
No final da história os meninos também experimentaram e aprenderam como se apresenta um teatro de sombras.
Foi muito divertido!












Poesia à solta no Espaço Vazio Visível


No dia 30 de maio a Biblioteca Escolar Sá Couto participou na atividade "Poesia à solta" que decorreu no espaço VazioVisível, no Mercado Municipal de Espinho.
Os alunos Pedro e Daniel, foram os nossos declamadores representando respetivamente, João Villaret e Eugénio de Andrade.
Muito obrigada aos alunos que participaram e aos seus encarregados de educação.


segunda-feira, 18 de maio de 2015

Animação de leitura no Espaço Vazio Visível


Hoje a nossa amiga contadora de histórias Ana Esteves voltou ao agrupamento para contar "O gorila e o esforço" aos pequeninos de duas salas do JI de Espinho 3. Desta vez tudo se passou no Espaço Vazio Visível onde fomos recebidos pela professora Marina Pinho, uma das responsáveis pelo projeto.
 Foi uma manhã bem agradável, pois além de ouvirmos a história, tivemos a oportunidade de conhecer o espaço e visitar as diferentes manifestações artísticas existentes. Agradecemos à Ana Esteves a história que nos contou e à professora Marina por nos ter recebido e guiado no Espaço Vazio Visível.





quinta-feira, 23 de abril de 2015

O Dia Mundial do Livro na Biblioteca

Hoje celebramos o livro e a leitura.
O Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1996 para promover a leitura e, assim, chamar a atenção para a importância que a leitura tem na aquisição de conhecimentos, no desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de reflexão.
Na nossa escola, em todas as turmas, o dia começou com um momento de leitura e, ao longo da manhã, outras oportunidades de leitura partilhada surgiram.
Ler é fixe! Já experimentaste?
Vem à Biblioteca! Requisita um livro!